Como utilizar cascas de flores em orquídeas?

Devemos saber que as orquídeas são plantas que necessitam de cuidados a mais. Um desses cuidados envolve o substrato da planta, que é o que dá sustentação para o crescimento da planta. 

Há vários tipos de substratos que podem ser usados como, por exemplo, o carvão vegetal, areia grossa ou fina, entre outros.

Mas, qual será o substrato ideal para usar em orquídeas? A resposta é a casca de pinus. Porém, a casca de pinus deve ser usada corretamente, para não prejudicar a sua planta e diminuir o tempo de vida dela.

Cuidado com cascas de pinus pequenas

O substrato de cascas de pinus exige que os pedaços sejam adequadamente grandes. O tamanho ideal seria de mais ou menos 1 cm², e devem ser grossos. Caso você encontre algum lugar que o venda pequeno, não compre! 

plants 2683697 1280
Como utilizar cascas de flores em orquídeas? 2

A casca de pinus pequena e fina pode ser muito prejudicial para sua orquídea, já que ela atrapalha na respiração da planta, além de acelerar o processo de decomposição. 

Portanto, compre apenas a casca de pinus se ela for grande o suficiente para sustentar a sua orquídea, e não atrapalhar ela.

Como plantar a orquídea com segurança na casca de flores?

Para usar a casca de pinus, ela deve estar muito bem tratada, para que não ocorra nenhum empecilho com a sua planta futuramente. 

Geralmente, quando compramos a casca, já a utilizamos diretamente após a compra, mas isso pode ser um problema. 

Devemos ter a certeza de que a casca de pinus está adequada para o uso, e não cause nenhum problema para a sua orquídea. 

Mas, como poderemos saber se a casca de pinus está adequada, e que ela não causará nenhum problema para a planta? A seguir, mostraremos um teste para você descobrir se o substrato é adequado ou não.

Faça o teste

Existe um teste muito fácil para você descobrir se a casca de pinus está ou não adequada para utilizá-la. Ele consiste em:

  • Coloque um pouco da casca de pinus em um recipiente com água;
  • Deixe a casca de pinus de molho por, pelo menos, duas horas;
  • Durante esse tempo, observe o estado da água.

Devemos entender que, com esse teste, caso a coloração da água se mantenha transparente, e sem nenhum tipo de resíduo ou coloração, significa que a sua casca de pinus está tratada e pode ser utilizada à vontade em sua orquídea.

E se acontecer diferente?

Caso você faça o teste e a água do recipiente se altere, ficando amarelada ou marrom claro, isso significa perigo. Não a utilize, já que ela ainda está verde e não foi tratada. 

Mas, então, o que precisa fazer? A resposta é bem fácil! Repita o processo do teste diversas vezes, até chegar no ponto em que a água não se altere mais. 

Uma dica do I Love Flores é adicionar um pouquinho de água sanitária (1 colher de sopa para 1 litro de água) e deixe por meia hora. Então, seque-as bem! E você terá cascas de pinus desinfetadas e prontas para o uso normal.

Como utilizar cascas de flores em orquídeas?
Rolar para o topo