Posso desentupir pia com mangueira?

desentupir pia com mangueira

É possível desentupir pia com mangueira? Sim! Mas essa é uma prática recomendada e segura? Isso é o que vamos ver no artigo de hoje! 

Descubra como desentupir a pia com mangueira e os cuidados que você precisa ter durante todo esse procedimento para não afetar o seu encanamento.

Desentupir a pia com mangueira é seguro?

Depende de como você utilizar a mangueira e dos cuidados que deve tomar para evitar problemas. É importante lembrar que o encanamento é bastante resistente, mas quando a ação humana entra em questão, as coisas podem se complicar rápido. Principalmente quando o desentupimento é realizado por objetos externos. Existem sim riscos na hora de desentupir a pia com mangueira, mas quando você realiza tudo com segurança, os problemas têm muito menos chances de acontecer.

O importante é fazer todo o processo com segurança e cuidado. No artigo de hoje, vamos te ensinar exatamente como. Então, continua com a gente.

Como desentupir pia com mangueira?

Desentupir pia com sabao em po

É bem simples. Pegue uma mangueira e conecte a uma saída de água. Coloque a boca da mangueira na pia a ser desentupida até onde for possível. Não force a passagem. Se a mangueira parar, então é essa a profundidade que você precisa para realizar o desentupimento. Ligue a mangueira e comece a fazer movimentos de vai e vem dentro do ralo da pia. 

A pressão e água vão forçar a obstrução para fora do caminho. Assim, você conseguirá desentupir a sua pia e qualquer cano que precisar de cuidados na sua casa. A única regra é não forçar a profundidade em que a mangueira é inserida.

Quais os efeitos que desentupir pia com mangueira pode gerar?

O efeito esperado é que a pressão empurre a obstrução para fora do encanamento. Mas existem também efeitos ruins que podem acontecer durante o desentupimento. A obstrução, por exemplo, pode ser empurrada para além de onde a pressão da mangueira consegue alcançar. Ela também pode ser muito sólida e difícil de ser resolvida apenas com a pressão da mangueira. Existe também o risco de forçar a mangueira e deslocar, rachar ou quebrar o cano, ocasionando assim vazamentos.

É um método que funciona, mas que precisa de cuidados para que não cause mais danos.

O que não fazer na hora de desentupir a pia com mangueira?

  • Não force a mangueira além do que o encanamento permite, para que ele não estrague;
  • Não utilize a mangueira para desentupir canos muito estreitos;
  • Nada de utilizar arames, cabos de vassoura e objetos duros para desentupir o encanamento
  • Não utilize soda cáustica ou outros químicos corrosivos;

Se o seu encanamento for frágil, o ideal é chamar logo de primeira um profissional desentupidor para realizar o serviço para você. Do contrário, você coloca em risco a sua tubulação. 

Existem muitos problemas ocasionados pela falta de experiência em desentupimento que acabam custando mais caro do que apenas chamar um profissional para desentupir a pia. Portanto, na dúvida, chame um desentupidor.

desentupidora sp

Posso misturar métodos de desentupimento?

Não é recomendado fazer isso. Um método de desentupimento pode afetar o outro.́ Principalmente se envolverem soluções químicas, como bicarbonato de sódio ou outro produto caseiro. Aplique o método da mangueira para desentupir a pia e, se não der certo, procure um profissional.

O ideal é não ficar insistindo exatamente porque o encanamento pode sofrer algum tipo de dano na mistura dos processos. Se a mangueira não for suficiente, provavelmente o que aconteceu é que o entupimento era mais profundo e persistente do que se esperava. Portanto, chegou a hora de chamar alguém que entenda do assunto para te ajudar a desentupir.

Quais os métodos que profissionais usam para desentupir pia?

4formasfaceisdecomodesentupircanodepia

Existem vários métodos que podem ser utilizados na hora de desentupir a pia. Alguns deles são:

  • Utilizar um cabo ligado em uma máquina que se adapta ao caminho da tubulação e puxa para fora a obstrução;
  • Identificar a obstrução através de vídeo inspeção;
  • Utilizar o hidrojateamento, que com a pressão da água retira a obstrução do encanamento;
  • Usar produtos adequados para limpeza e desobstrução do encanamento;

Posso usar outras receitas caseiras para desentupir a pia?

Sim, existem outros métodos caseiros que podem ajudar você a desentupir a pia. A água quente, por exemplo, é muito indicada, com ou sem bicarbonato de sódio. Isso porque ela limpa e desobstrui todo o encanamento. Além disso, vale a pena ter por perto sempre um desentupidor manual para que desobstruções rápidas aconteçam. O desentupidor manual faz pressão na tubulação e acaba retirando o entupimento facilmente quando bem utilizado.

E sempre manter consigo o contato de uma desentupidora de confiança. Caso um imprevisto aconteça, chame um profissional antes que as coisas saiam do seu controle. Para nossa última dica, te oferecemos o contato certo para resolver seu problema de entupimento.


A Desentupidora e Dedetizadora Ajax está presente nas principais regiões do estado de São Paulo, prontos para resolver seu problema de entupimento. Estão atuando na área por mais de uma década. A missão Ajax  é entregar qualidade e satisfação a todos os clientes que atende. É por isso que eles são nossa principal indicação hoje. 

Tenha um atendimento rápido, sem sujeira e, principalmente, com resultados que duram por muito tempo. A Ajax é a solução certeira para que o desentupimento da sua pia seja feita de forma fácil e rápida.

E o melhor, a Ajax atende 24 horas/7 dias na semana. Então é só entrar em contato com o atendimento imediatamente pelo telefone (11) 4114-6060. 

Posso desentupir pia com mangueira?
Rolar para o topo